Drogas/Streaming

Segunda Dose – A Ala dos Psicodélicos. Com Stephan Doitschinoff

Íntegra do Segunda Dose de 27 de maio. O artista plástico Stephan Doitschinoff e eu conversamos sobre enteógenos, a representação deles na arte e na mídia, sobre os preparativos e os motivos que nos levaram a convocar a Ala dos Psicodélicos para a Marcha da Maconha de São Paulo. Transmitido ao vivo dos estúdios Casca de Besouro.

Abaixo, atendendo a pedidos, a lista de livros recomendados durante o programa.

Stephan-Doitschinoff-CRASCRAS – Stephan Doitschinoff (com colaboração minha nos textos)
Lançado em 2012, reúne os trabalhos desenvolvidos por ele nos últimos 3 anos. Nas obras e nas conversas reproduzidas no livro, referiencias aos psicodélicos e ao potencial deles como transformadores da consciência individual e coletiva em tempos de crise.

Food of the Gods; The Archaic Revival; True Hallucinations – Terrence McKenna
Obras fundamentais do maior porta voz dos psicodélicos depois de Timothy Leary. Suas pesquisas sobre a origem das religiões a partir de experiências enteógenas; a retomada contemporânea da busca pelo divino através da expansão da consciência e do diáligo químico com a natureza; e suas experiências psiconáuticas na amazônia.

Almanaque das Drogas – Tarso Araújo
Melhor compêndio em português sobre drogas, suas histórias e seus efeitos no corpo e na sociedade. Repleto de informações, imagens e gráficos ilustrativos, é o melhor guia para leigos e iniciados qualificarem o debate em casa e na rua.

O Fim da Guerra – Denis Russo Burgierman
Ótimo relato jornalístico de modelos contemporâneos de regulação da maconha pelo mundo como exemplos de como países estão encontrando saídas para a política fracassada da Guerra às Drogas.

Pharmacotheon – Jonathan Ott
Pesquisa profunda sobre as principais substâncias enteógenas pelo próprio criador do termo enteógeno. Cabeçudo, longo, para iniciados. O prefácio de 100 páginas é um dos maiores e mais bem escritos manifestos em defesa da liberdade cognitiva e da relação entre humanos e plantas.

51S6M4Z8XSLPlants of the Gods – Albert Hofmann, Richad Evans Schultes. Christian Rätsch. Literatura básica fornecida pelos fundadores da etnobotânica e da química psicodélica. As principais plantas de poder, sua farmacologia, história, usos ritualísticos e efeitos.

The Sacred Mushroom and the Cross – John M. Allegro
Pesquisa histórica sobre as origens do cristianismo e a relação com experiências com cogumelos mágicos.

High Society Mike Jay
Pesquisa gráfica e história sobre o papel central (e quase sempre esquecido) das drogas na ciência, na história e na cultura humanas.

LSD My Problem Child – Albert Hofmann
Relato sobre a criação do LSD, dos primeiros anos de uso da substância e o significado dela de acordo com seu lendário criador.

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Segunda Dose – A Ala dos Psicodélicos. Com Stephan Doitschinoff

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s